sexta-feira, 12 de março de 2010

The end

Completámos mais uma etapa do mestrado.

Na unidade curricular Concepção e Avaliação em Elearning, fomos confrontados com a problemática da concepção de cursos de e-learning à luz dos referenciais sobre o design instrucional e da análise de modelos de avaliação da qualidade no universo da formação online, em que deveríamos:
- definir princípios e processos de avaliação da formação em cursos online, identificando indicadores relevantes para a aferição da qualidade destes nas suas várias vertentes;
- analisar a problemática da avaliação mas na sua perspectiva pedagógica, designadamente a avaliação das aprendizagens em contextos de formação online, seus fundamentos, suas modalidades, instrumentos e estratégias.

Assim, ao nível da concepção/avaliação dos cursos tinhamos de:

- Clarificar conceitos correlacionados com a qualidade em e-learning;

- Fazer o levantamento do conjunto de factores que determinam a qualidade dos cursos online;

- Caracterizar diferentes modelos de desenvolvimento de cursos online;

- Propor e fundamentar um modelo/instrumento de avaliação de cursos online;

Ao nível da avaliação pedagógica,

- Caracterizar perspectivas e processos de avaliação das aprendizagens em contexto online;

- Identificar diferentes modalidades e instrumentos de avaliação de aprendizagens em contexto online.

A cada temática associou-se sempre uma actividade de aprendizagem que passou pela leitura, tradução e análise de textos indicados pela docente e a que se seguiam discussões nos respectivos Fóruns de discussão.

As actividades foram de diferentes natureza: individuais, em pares, em pequeno grupo e em grupo turma.

Durante esta UC aconteceu algo muito interessante e que acabou por ser muito positivo que foi o facto de ter tido a oportunidade de trabalhar com diferentes colegas nas diferentes actividades, permitindo-me trabalhar com colegas com diferentes conhecimentos e perspectivas e consequentemente a partilha revelou-se muito rica.

Aproveito ainda para agradecer à professora a forma como organizou o curso e como nos apresentou claramente os objectivos de cada actividade.

Relativamente ao meu e-potefólio foi sendo construído à medida que ía desenvolvendo as actividades da UC e a sua organização espelha isso. Em que mostrei não só os objectos de aprendizagem que fui concebendo ao londo da UC mas também os dos colegas, completando com reflexões que me permitiram pensar sobre as diversas perspectivas e processos de avaliação, sobre as diferentes modalidades e instrumentos de avaliação, sobre a própria qualidade e factores de qualidade de um curso online, ...

Obrigada a todos por mais uma aprendizagem!
Teresa F

Reflexão sobre os trabalhos dos colegas

Apresento mais um trabalho realizado por Filomena, Marcus e Maria João.



Em primeiro lugar parabéns pelo design do slides da apresentação.

Tal como é referido no vosso texto é importante que a "gestão de topo" se envolva no sentido de desenvolver a qualidade, sendo necessário definir uma estratégia da qualidade e integrar os objectivos da qualidade no processo da educação e no processo do negócio.

O processo de adopção, implementação e adaptação do desenvolvimento da qualidade da organização desenvolve-se em torno de 3 níveis: Nível da pessoa individual; Nível da organização; Integração do desenvolvimento da qualidade envolvendo toda a gestão.

No artigo é ainda apresentada Norma ISO/IEC 19796-1 que disponibiliza um modelo genérico que deverá ser adaptado a todos os contextos específicos de utilização.

E como referem na conclusão: "A melhoria contínua e o envolvimento da gestão são considerados as vantagens principais da Norma ISO/IEC 19796-1, proporcionando um desenvolvimento sustentável da qualidade."

Este texto já nos tinha sido apresentado pela professora aquando da temática 1, quando um dos colegas mostrou curiosidade em ler/conhecer o referencial para a qualidade no e-learning ISO/IEC 19796-1:2005.