Ainda no tema 1 da UC Concepção e Avaliação em e-Learning, foi pedido que se identificassem factores responsáveis pelo sucesso/qualidade dos cursos online.
Assim, a partir da leitura dos textos sugeridos pela docente, da pesquisa que realizei na internet e do contributo dos colegas no fórum de trabalho na plataforma moodle, considero que estes factores centram-se em: o aluno; o professor os conteúdos do curso; as tecnologias.
O aluno:
Disponibilidade on-line do aluno;
Perfil do aluno on-line;
Nível de disponibilidade dos alunos on-line;
Motivação para a aprendizagem;
Percepções do aluno;
Auto-eficácia do aluno;
Autonomia do aluno;
O professor:
Nível do manuseamento e da navegação
Promotor do espírito crítico
Organizador da discussão on-line
Gerente/administrador
Fornecer uma estrutura para o desenvolvimento e independência dos estudantes online
Cuidado por parte do professor na apresentação/criação os conteúdos e das metodologias utilizadas;
Os conteúdos:
Material didáctico;
Qualidade da informação;
O conteúdo do estudo;
O projecto pedagógico
As tecnologias
Facilidade de uso do site on-line para aceder aos recursos;
Acessibilidade e estruturação
Design de interface do curso
Qualidade do sistema
segunda-feira, 16 de novembro de 2009
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário