sábado, 18 de abril de 2009

Figura de referência no EaD - I

Devo confessar que não fazia ideia de como é que tudo começou, pelo que iniciei uma pesquisa.

Assim, e após alguma investigação sobre a história do Ensino à Distância, constatei que esta modalidade de ensino deu os seus primeiros passos por volta de 1800, coincidindo com a melhoria das comunicações, que permitiu o aparecimento e a consolidação do ensino por correspondência (como se chamava então).

Um dos impulsionadores desta forma de ensino foi Sir Isaac Pitman que, por volta de 1840, iniciou uma nova forma de transmissão de conhecimentos, com o objectivo de dar formação a pessoas que não se podiam deslocar aos locais de ensino.

Criou o Stenographic Sound Hand (1837) e fundou a sua própria escola (1843), começando a oferecer cursos de instrução de taquigrafia (estenografia) via correspondência, por intercâmbio postal, com os seus alunos.

Nasceu assim uma das primeiras formas de ensino à distância, o ensino por correspondência, que, embora, estivesse especialmente voltado para o ensino básico e ensino técnico e limitado didacticamente à forma escrita, conheceu a sua expansão e importância significativas em países anglo-saxônicos e nórdicos.

Considero Sir Isaac Pitman um visionário, uma vez que viu no desenvolvimento dos meios de comunicação, nomeadamente os serviços postais, uma oportunidade de levar a educação a quem que, por motivos geográficos, económicos e sociais, não conseguia aceder-lhe, sendo este, a meu ver, um dos maiores propósitos do Ensino à Distância.

1 comentário:

  1. E aproveito também para deixar aqui umas palavras, uma vez que também eu escolhia a figura de Sir Isaac Pitman, como uma das duas figuras.

    Na segunda vou ser arrojada. E por isso ainda não publiquei o post.

    E também eu partilho da confissão inicial do seu post: "Devo confessar que não fazia ideia de como é que tudo começou, pelo que iniciei uma pesquisa."

    Até.

    ResponderEliminar