domingo, 19 de abril de 2009

Figuras de referência no EaD - II

Uma vez que a palavra “figura” tem tantos sinónimos, um dos quais: “símbolo”, escolhi como segunda referência não uma pessoa mas uma instituição que iniciou a sua actividade, em Portugal, em 1989 – a CEAC.
Esta escolha assenta na lembrança (não muito longínqua!) da minha infância, quando a caixa de correio era inundada com panfletos dos cursos oferecidos por esta instituição e quando eu nem sonhava o que era isto de ensino à distância!
A CEAC é um dos líderes mundiais no ensino à distância, com 60 anos de experiência em todo o mundo e com a missão de promover a cultura e oferecer uma formação de qualidade, ao maior número de pessoas possível.
Actualmente lecciona mais de 20 cursos divididos por diversas áreas (línguas, informática, beleza, …). No site da CEAC, é dada a informação de como são elaborados cada um dos Programas de Formação, desde o nascimento da ideia, através de estudos de mercado onde se capta a necessidade de formação, até à edição do curso, e das parcerias, que tem vindo a desenvolver, com diversas instituições, dando como exemplos o ISLA e o Grupo Novabase.
Os conteúdos de cada um dos cursos encontram-se agrupados em unidades didácticas modulares, em suportes que vão desde o papel, aos meios audio-visuais e multimédia.
Não é minha intenção analisar ou avaliar a qualidade dos cursos, apenas reflectir sobre esta oportunidade de ensino à distância, que proporciona que mais pessoas possam adquirir formação.


Devo dizer que esta actividade foi bastante proveitosa, no sentido que atentei sobre a dimensão e expansão deste modelo de ensino e dei conta que esta metodologia não é assim tão nova como pensava, isto porque já vai na 3ª geração, como é defendido por alguns estudiosos (Moore, Garrison), sendo, agora, baseada em redes de conferência por computador e estações de trabalho multimédia, enquanto que inicialmente se realizava por correspondência postal (1ª geração).

3 comentários:

  1. Alô, Teresa. :)

    Curiosamente, também falei do CEAC. Não como figura, mas como referência na formação da minha opinião pessoal sobre Ensino a Distância.

    E apesar de, no meu caso, a experiência não ter sido concluída não posso deixar de concordar pela perenidade do Centro que seja uma oportunidade que "proporciona que mais pessoas possam adquirir formação."

    ResponderEliminar
  2. Olá Teresa!
    Achei muito engraçado encontrar aqui o CEAC referenciado como "figura" no EaD... trabalhei lá durante 5 anos, foi assim que comecei a ter contacto com o EaD.
    () Maria

    ResponderEliminar
  3. Olá Maria
    O CEAC para mim, e durante a minha adolescência, era apenas um monte de panfletos que enchiam a caixa de correio. Só agora, dou conta da importância desta institução para levar a educação a mais pessoas.

    ResponderEliminar