sexta-feira, 29 de janeiro de 2010

O mundo virtual SL - reflexão

A segunda parte da actividade 1, consistia na elaboração de uma reflexão em que se pretendia responder às seguintes questões:
1‐ Qual é a sua percepção da projecção da presença social no SL em contexto educacional?
2‐ Parece‐lhe útil que os avatares tenham uma identificação que corresponda à sua identidade da vida real? Justifique a sua resposta.
3‐ Como é que lhe parece que esta projecção, quer nossa quer dos outros, poderia
ser feita de forma a aumentar a confiança no outro e o estabelecimento de laços que potenciem o trabalho a distância em contexto de educação formal a
distância?

A reflexão foi colocada no fórum e apresento-a de seguida:

1‐ Qual é a sua percepção da projecção da presença social no SL em contexto educacional?

A presença social é um aspecto muito importante para o ser humano: ter a sensação de estar com os outros e de que estes reagem ao nosso ser, validando assim a nossa existência.

O Second Life permite interacção e comunicação no ciberespaço, em que o limite é a criatividade individual de cada um e em que é possível participar em conversações análogas às do mundo real, inclusive com a possibilidade de intervenção por meio de gestos e fala.

O Second Life possibilita que se construam ambientes de aprendizagem personalizados, em que é possível viagens de estudo virtuais, visitas a museus e a réplicas de lugares reais, simulações de situações reais, etc. Os alunos têm a oportunidade de trabalhar em colaboração com outros alunos, professores e cientistas em todo o mundo.

Penso que estes factores, que distinguem o SL, permitem uma interacção mais intensa dos alunos com os colegas, com o professor, com o conteúdo e principalmente com os objectos e o próprio ambiente, no seu caminho para o conhecimento, desenvolvendo-se, desta forma, a interacção e o sentido de presença.

2‐ Parece ‐ lhe útil que os avatares tenham uma identificação que corresponda à sua identidade da vida real? Justifique a sua resposta.

Pessoalmente, considero muito importante que os avatares tenham uma identificação que corresponda à sua identidade da vida real.

É possível que a necessidade que tenho em associar o avatar com a pessoa real se deva ao medo de interagir, num ambiente que é novo, com “alguém” que não conheço.

Assim se existir essa “semelhança” entre o avatar e a pessoa real, torna-se mais fácil interagir neste mundo virtual.

Confesso que quando iniciei esta aventura pelo SL construí uma tabela em que associei o avatar ao respectivo colega de mestrado e além disso o 1ºnome do meu avatar corresponde ao meu 1ºnome (porque será??).

3‐ Como é que lhe parece que esta projecção, quer nossa quer dos outros, poderia ser feita de forma a aumentar a confiança no outro e o estabelecimento de laços que potenciem o trabalho a distância em contexto de educação formal a distância?

Como em qualquer interacção a transparência é essencial e, assim, uma das formas de aumentar a confiança no outro e o estabelecimento de laços, será através da identificação do avatar, que deverá ter características semelhantes à pessoa real.

Contudo, considerando que este (SL) é um mundo que se caracteriza pela possibilidade de criar uma segunda vida, este facto poderá ser difícil de concretizar.

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