sábado, 30 de janeiro de 2010

Exposição- Segurança na internet

Esta actividade realizada no Second Life, foi dinamizada pelos colegas de Mestrado Telma e Marco e decorreu no dia 25 de Janeiro.


A apresentação da actividade iniciou-se com a ferramenta "presenter" em que os dinamizadores apresentaram os objectivos e as fases de desenvolvimento.
Convém referir que a exposição é resultado do trabalho de supostos alunos, ou seja, o que se pretenderia como resultado final e de que forma se apresentaria esse resultado final.


Depois fomos convidados a aceder a um espaço maravilhoso, exposição, onde se encontravam painéis alinhados e distribuídos horizontalmente que disponibilizavam texto, imagens e weblinks.




Esta actividade revelou-se muito interessante quer pelo espaço criado, quer pela interactividade.
Para saber mais.

(Obrigada à Maria de Lurdes por estas fotos)

Ensino baseado em projectos

Esta actividade foi dinamizada por três colegas de Mestrado: Rosalina, Pedro e Luís, decorreu no dia 24 de Janeiro e consistiu numa visita de estudo que tinha como tema: "Exercício da Cidadania".
Começámos por visitar o Museu do Holocausto, que se revelou uma experiência extraordinária, e da qual tenho pena de não ter registado em fotos (problemas com a net).
De seguida dirigimo-nos ao Espaço da Presidência da República, em que se pretendeu mostrar o diálogo cultural e a tolerância na nossa história. Ficam aqui algumas fotos:

Aprendizagem Autónoma

Esta actividade foi desenvolvida por duas colegas: Helena e Eduarda.

Desenvolveu-se em duas fases:
Na primeira parte, podemos observar listas de vocabulário organizado por tópicos- geologia, biologia, ambiente , desatres naturais e animais e cores, em Inglês e em Português. Pretendia-se associar as palavras em Inglês com a respectiva tradução em Português; de modo a verificar se essas correspondências estavam correctas foi-nos disponibilizado um link num objecto.
Esta fase foi interessante, na medida em que cada um dos participantes realizou a tarefa seguindo o seu próprio ritmo.

Na segunda fase, foram disponibilzados três ferramentas iguais, Free Basic Notecard Quiz Tool, com onze questões cada, em que o utilizador poderia aplicar os seus conhecimentos gerais assim como os adquiridos na fase anterior para resolver os quizzes. Esta ferramenta permite um feedback imediato e permite que o utilizador, caso não acerte, volte a tentar.

A apresentação desta actividade decorreu no dia 25 de Janeiro e para quem quer saber mais sobre esta actividade concultem este link

Caça ao tesouro no SL

A Caça ao Tesouro desenvolvida no espaço VIRTLANTIS tem a designação SL-PAPER por propor uma actividade existente na RL– peddy-paper - de cariz lúdico ou educativo, mas neste caso em espaço SL.
Este SL-PAPER decorre da seguinte forma:
- acedendo ao espaço VIRTLANTIS, o residente encontra um “mapa” onde estão dispostas uma informação inicial – com instruções globais – um conjunto de 5 pistas e uma questão final;
- acedendo ao objecto INFO, recebe um notecard com as intruções gerais para a actividade, sendo informado de que deve regressar sempre a este espaço até ao final do percurso pelas diferentes ilhas;
- a questão final assume as características de “big question”, isto é, foi construída como tarefa aglutinadora da actividade que vem “cimentar” as aprendizagens desenvolvidas.

A apresentação da actividade decorreu no dia 23 de Janeiro e contou com a participação de muitos colegas. Deixo aqui algumas fotos:



Quem pretende saber mais sobre esta actividade pode aceder à wiki PPEL03AVA, onde a esta actividade se encontra descrita.

sexta-feira, 29 de janeiro de 2010

Recolher, testar e descrever ferramentas educacionais - reflexão

A segunda parte desta actividade consistiu na realização de uma reflexão que pretendia responder às questões:
1- Tendo em conta as suas necessidades profissionais, quais são as ferramentas que necessitam de ser implementadas no SL e com que objectivo?
2- De que forma é que o SL poderia ser optimizado para ser mais flexível e de fácil utilização?

Mais uma vez esta reflexão foi colocada no fórum.

A minha reflexão:


1- Tendo em conta as suas necessidades profissionais, quais são as ferramentas que necessitam de ser implementadas no SL e com que objectivo?

Não encontrei e, pelo que pude observar na wiki, nenhum dos colegas encontrou, ferramentas que permitam a avaliação. Penso que seria importante que o SL disponibilizasse ferramentas que permitam realizar esse aspecto importante do processo ensino-aprendizagem.

Embora o chat possa constituir um bom instrumento de registo da participação.

2- De que forma é que o SL poderia ser optimizado para ser mais flexível e de fácil utilização?

Um dos constrangimentos com que me deparei aquando da testagem das ferramentas prendeu-se com o facto de algumas delas não serem gratuitas e outras (nomeadamente as que envolvem vídeo) necessitarem de autorização do dono do terreno para serem utilizadas.

Estas duas razões impossibilitaram-me de testar algumas das ferramentas e de perceber quer a sua utilização quer de que forma se poderiam adaptar às minhas necessidades.

Recolher, testar e descrever ferramentas educacionais

A actividade tinha como objectivo criar um contributo válido para a comunidade de educadores, recolhendo, testando e descrevendo ferramentas que são indicadas no SL para ensinar e aprender.

A professora indicou diversas ilhas em que poderiamos encontrar essas ferramentas (EduNation II, ISTE Island, Learning, Montclair State CHSSSouth,...).

Esta actividade foi realizada com uma colega e nós escolhemos as ferramentas: PowerPoint Presenter V3.0 Single Screen e SpeakEasy Hud e que se encontram descritas na wiki MPEL03AVA


PowerPoint Presenter V3.0 Single Screen




SpeakEasy Hud


Além destas ferramentas tivemos a oportunidade de testar muitas outras, muito interessantes.

O mundo virtual SL - reflexão

A segunda parte da actividade 1, consistia na elaboração de uma reflexão em que se pretendia responder às seguintes questões:
1‐ Qual é a sua percepção da projecção da presença social no SL em contexto educacional?
2‐ Parece‐lhe útil que os avatares tenham uma identificação que corresponda à sua identidade da vida real? Justifique a sua resposta.
3‐ Como é que lhe parece que esta projecção, quer nossa quer dos outros, poderia
ser feita de forma a aumentar a confiança no outro e o estabelecimento de laços que potenciem o trabalho a distância em contexto de educação formal a
distância?

A reflexão foi colocada no fórum e apresento-a de seguida:

1‐ Qual é a sua percepção da projecção da presença social no SL em contexto educacional?

A presença social é um aspecto muito importante para o ser humano: ter a sensação de estar com os outros e de que estes reagem ao nosso ser, validando assim a nossa existência.

O Second Life permite interacção e comunicação no ciberespaço, em que o limite é a criatividade individual de cada um e em que é possível participar em conversações análogas às do mundo real, inclusive com a possibilidade de intervenção por meio de gestos e fala.

O Second Life possibilita que se construam ambientes de aprendizagem personalizados, em que é possível viagens de estudo virtuais, visitas a museus e a réplicas de lugares reais, simulações de situações reais, etc. Os alunos têm a oportunidade de trabalhar em colaboração com outros alunos, professores e cientistas em todo o mundo.

Penso que estes factores, que distinguem o SL, permitem uma interacção mais intensa dos alunos com os colegas, com o professor, com o conteúdo e principalmente com os objectos e o próprio ambiente, no seu caminho para o conhecimento, desenvolvendo-se, desta forma, a interacção e o sentido de presença.

2‐ Parece ‐ lhe útil que os avatares tenham uma identificação que corresponda à sua identidade da vida real? Justifique a sua resposta.

Pessoalmente, considero muito importante que os avatares tenham uma identificação que corresponda à sua identidade da vida real.

É possível que a necessidade que tenho em associar o avatar com a pessoa real se deva ao medo de interagir, num ambiente que é novo, com “alguém” que não conheço.

Assim se existir essa “semelhança” entre o avatar e a pessoa real, torna-se mais fácil interagir neste mundo virtual.

Confesso que quando iniciei esta aventura pelo SL construí uma tabela em que associei o avatar ao respectivo colega de mestrado e além disso o 1ºnome do meu avatar corresponde ao meu 1ºnome (porque será??).

3‐ Como é que lhe parece que esta projecção, quer nossa quer dos outros, poderia ser feita de forma a aumentar a confiança no outro e o estabelecimento de laços que potenciem o trabalho a distância em contexto de educação formal a distância?

Como em qualquer interacção a transparência é essencial e, assim, uma das formas de aumentar a confiança no outro e o estabelecimento de laços, será através da identificação do avatar, que deverá ter características semelhantes à pessoa real.

Contudo, considerando que este (SL) é um mundo que se caracteriza pela possibilidade de criar uma segunda vida, este facto poderá ser difícil de concretizar.

O mundo virtual SL

Esta actividade consistia na elaboração de um poster de auto‐apresentação no SL e completamento do perfil do avatar.


Começámos por criar um documento, que pode ser um slide de um powerpoint as nossas fotografias (1st life e 2nd life) e uma breve descrição. Este documento foi gravado como imagem e foi feito o seu upload para o Second Life como textura.
No Second Life, numa Sandbox, com a ferramenta "criar" do SL, criámos uma caixa que depois de editada ficou com as dimensões de um placard (X= 2,000, Y= 0,010, Z= 1,994).

Neste placard foi colocada a textura e depois foi colocado na plataforma.

domingo, 24 de janeiro de 2010

Tema 3: Perspectivas sobre avaliação pedagógica: a avaliação das aprendizagens em contexto online

A Actividade 3 tem como objectivo proporcionar uma análise, reflexão e discussão sobre as perspectivas, princípios e modalidades/estratégias que têm vindo a emergir na literatura que aborda as questões específicas da avaliação das aprendizagens no contexto da educação online.

Este trabalho foi realizado em colaboração com o colega Pedro Teixeira.

Reviews: Learning Object + Annotated Bibliography

For the activity 3 - Reviews, professor Morten suggest that we consider to review one annotated bibliography and one learning object (instead of two learning objects). So I'll review the Learning Object made by Helena and the Annotated Bibliography shared by Sonia valente.

Helena made an LO very interesting and appealing.
If anyone had doubts about getting or becoming a learning partner, after watching this LO will change his/her mind.
With a personal presentation, students can show the personal side (within limits defined by themselves), and this can be a factor for promoting transparency and consequently cooperation.
In this LO Helena shows the advantages of becoming or getting a learning partner. From my point of view one of the most important is the possibility of having someone, chosen by us, and with whom we can share doubts, thoughts, knowledge, ...
The incorporation of the video gives a special touch.
I also liked the suggestions for possible readings to deepen knowledge.

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I'll review the annotated bibliography that Sónia Valente posted on her blog.

Sonia’s annotated bibliography is a list of sites, documents and papers concerned with “Transparency in online Education”.

In each of these items is presented a citation from the text. Since the purpose of the annotation is to inform the reader of the relevance and accuracy of the sources cited, I think Sonia should have explored these texts, presenting the author's point of view and adding some comments of her own.

The author, date and paper’s title are identified and the title it’s linked to the site of the paper. However, Sonia doesn’t indicate the retrieved date.

I also suggest that sonia organize the annotated bibliography alphabetically or by other criteria explained in the introduction.

Learning object - Transparency in online education

This Learning Object was made in collaboration with two master´s colleagues and focuses on how transparency support some learning activities on the credit unit PPEL.



This was indeed one of the LO more difficult but also more challenging that I realized.

First it was necessary to develop the idea of what was intended: objectives, which was intended to show, the tool to use, request authorization to use the profile of colleagues,...

After going for a video was necessary to obtain records about how transparency support some learning activities on the credit unit PPEL and prepare a script of the video while a script for the voice.

And then the most difficult stage: balancing the image with the voice. Ufa!

In the end there was a problem: the image quality. While on our PC the quality was good when put on youtube the video lose quality.

But I admit that was a very positive experience, because although I had made videos, was the first time I did this in collaboration with two colleagues and ... many meetings were marked, many messages were exchanged, many videos were sent by mail, until we reach the final product.

I hope you enjoy.

Transparency in online education - my point of view

From my point of view we just have to gain in being a transparent learner.

When we put our work, our doubts, our suggestions in a transparent way, in blogs, twitter and other social networking sites, we have two roles: student and teacher.

First, we can learn and evolve through feedback and criticism from others and, second, we transmit knowledge by sharing our ideas and thoughts. Thus, social networking sites have pedagogical potential.

By exposing our work, thoughts, ideas, ... requires us to be more careful with our contributions, and thus transparency promotes quality.

Also personal presentations enable transparency and cooperation, in the sense that by showing our personal side (within the limits set by us) we allow others to be more available to cooperate.

But transparency can also be seen from the perspective of the institution and is important that a student can access to the results and feedback in order to make informed decisions about his education.

It is therefore important that all the pillars of online education: institution, students and teachers collaborate in order to build learning as transparent as possible.

domingo, 10 de janeiro de 2010

Transparency in online education - Annotated Bibliography

This annotated bibliography aims to bring together a set of ideas that result from a survey about "Transparency in Online Education”, conducted in the UC Processos Pedagógicos em e-learning.
It is alphabetically organized.


• Dalsgaard, C. (2008); "Social networking sites: Transparency in online education”. Retrieved December 28, 2009, from http://eunis.dk/papers/p41.pdf

The aim of this paper is to discuss the question: “What are the pedagogical potentials of social networking sites?”
The author argues that a central feature of social networking sites like Facebook, MySpace, Bebo and Ning, is a combination of personalization and socialization, which facilitates the transparency between the students. This transparency refers to the ability to observe "the work of each other's thoughts and productions, though working on distance and individually.
The author compares the social networking sites with discussion forums, while in the first 'actions within a social networking site are clear" since the starting point is a personal page and profile of the individual in its own develops and changes, in the seconds " in which communication always takes place in a shared fórum”.
Thus, in this type of social interaction the point of departure is the work of students and their personal pages that are shared on a social network.
Social networking sites has a pedagogical potential and should be considered a supplement to other tools.


• Dalsgaard, C. & Paulsen, M. (2009); “Transparency in Cooperative Online Education”. Retrieved December 28, 2009, from http://www.irrodl.org/index.php/irrodl/article/view/671/1267

The article discusses the following question: “What is the potential of social networking within cooperative online education?”.
It´s explained the concepts of Social Networking and Cooperative Learning related with learning theories. In this point it´s presented the theory of cooperative freedom.
The authors argue that transparency is a unique feature of social networking services and would not necessarily involve communication, dialogue, and collaboration.
Transparency “enable students and teachers to see and follow the work of fellow students and teachers within a learning environment and in that sense to make participants available to each other as resources for their learning activities.”
This article demonstrates how cooperative learning can be supported by transparency, “It may further include work students and teachers provide in online notebooks, blogs, and discussion forums as well as results from quizzes, surveys, and assignments”.
Discusses how social networking and transparency can be used in cooperative education online and gives “examples of social software that are relevant for online education are blogs, wikis, social networking sites, RSS, and social bookmarking”.
The authors defend that “communication within social networks, to a large extent, is a matter of awareness and transparency”.


• Hill, C. (2009); “Principles for Improving Online Transparency, Quality”. Retrieved January 4, 2010, from http://www.facultyfocus.com/articles/distance-learning/principles-for-improving-online-transparency-quality/

This post describes an initiative "Transparency by Design" which is based on the premise that a well informed student is a benefit. It is intended that the student has access to the results in order to make informed decisions about his education.
Merle Harris, president of Charter Oaks State College, and her associates concluded that there were a few basic principles for institutions that really want to be transparent. They are:
1. Make distance education a central element of your mission
2. Accountability to stakeholders
3. Responsiveness
4. Faculty competence
5. Institutional integrity
6. Excellence in student services
7. Integrity in marketing
8. Curricular quality


• Paulsen, M. (2009); “Transparency in Cooperative Online Education”. Retrieved December 28, 2009, from http://home.nki.no/morten/index.php/component/content/article/3-artikler-uten-kommentarer/86-transparency-in-cooperative-online-education.html

Paulsen argues that transparency has the following three positive effects on quality: Preventive quality improvement, Constructive quality improvement and Reactive quality improvement.
Transparency improves quality in the way it could reduce the amount of low quality contributions and make high quality work more accessible as paragons for others.
The author also argues that transparency promotes cooperation in online education, if people see information about each other they are more likely to cooperate.


• Tanimoto, S. (2005); “Dimensions of Transparency in Open Learner Models”. Retrieved January 3, 2010, from http://www.cs.washington.edu/ole/111tanimoto.pdf

The article discuss the advantages of open learner models in the way they may encourage valuable metacognitive activity and thereby help a learner to learn more effectively and permit modelling errors to be detected more readily so that they can then be corrected.
It´s discussed Transparency and Validity in Learner Models.
There are three dimensions where “the designers of a learner model may strive, through an appropriate mechanism, to achieve a balance between the needs of individual students and the need for consistent, reliable systems”: quantitative dimension, interpretive dimension and validation dimension.


• Richardson, W. (2009); “Transparency = Leadership”. Posted in Weblogg-ed. Retrieved January 5, 2010, from http://weblogg-ed.com/2009/leadership-transparency/

The author calls upon educational leaders to build a "learning as transparent as possible for those around you."


• “Teaching as transparent learning”. Retrieved December 28, 2009, from http://www.connectivism.ca/?p=122

The author of this post claims to have won in being a transparent learner. Through blogs, wikis, Twitter, by expressing his ideas received constructive criticism, feedback, and then he can evolve.
The work we put in blogs, articles, manuals, ... are not an announcement of he knows but one way of sharing and proposed to participate in the discussion.
"When someone decides to share their thoughts and ideas in a transparent manner, they become a teacher to those who are observing."
The author refers to some names that somehow contributed to his learning "by being willing to share how they develop and advance ideas."


• Michael, S. (2009); “An Interview with Morten Flate Paulsen: Transparency in Online Education”. Retrieved January 4, 2010, from http://www.educationnews.org/michael-f-shaughnessy/8076.html

In this interview Paulsen argues that transparency has the following three positive effects on quality: Preventive quality improvement, Constructive quality improvement and Reactive quality improvement.

Transparency improves quality in the way it could reduce the amount of low quality contributions and make high quality work more accessible as paragons for others.

Paulsen also argue that transparency promotes cooperation in online education, if people see information about each other they are more likely to cooperate.