segunda-feira, 8 de fevereiro de 2010

Aula/Palestra sobre a Web 2.0 - Twitter - no Second Life

Para finalizar a actividade 3 - Actividades pedagógicas e abordagens de aprendizagem no SL - foi pedido que elaborássemos uma reflexão sobre uma das actividades apresentadas.
A minha reflexão recaiu sobre a actividade “ Aula/Palestra sobre a Web 2.0 - Twitter - no Second Life ” dinamizada pelo grupo: Sandra Brás, Mónica Velosa, José Carlos Figueiredo e Paulo Simões e que tinha como objectivo transmitir informação relevante sobre uma das ferramentas da Web 2.0, o Twitter.


Os dinamizadores começaram por se apresentar e por apresentar a actividade, como se iria realizar e os seus objectivos.

O grupo optou por escolher apenas um orador, dinamizador da palestra. Do meu ponto de vista esta foi uma boa opção para o decorrer da palestra, no sentido em que não se sobrepuseram vozes, nem ocorreram discrepâncias entre o que se falava e o que se apresentava no “Presenter”, pelo que as ideias, questões foram sempre claras. As tarefas estavam bem definidas para todos os elementos do grupo, cada um tinha o seu papel no decorrer da apresentação.

O orador iniciou a palestra solicitando ideias, palavras que os participantes associassem ao twitter, isto é, solicitou aos presentes que expressassem todas as ideias que lhes surgisse espontaneamente sobre o twitter, as quais eram colocadas no Brainstorm. De seguida, solicitou palavras que descrevessem um rio, com o intuito de estabelecer uma relação entre o que é o twitter e um rio, uma metáfora estabelecida por Tom Barrett e aqui valorizada pelo grupo.

A palestra teve como suporte os slides do presenter que permitiram que os intervenientes acompanhassem a comunicação oral. Relativamente a esta parte não posso tecer muitas considerações uma vez que não consegui estar presente.

Após contacto com o grupo e através da visualização dos slides disponibilizados pelo José, constatei que a palestra continuou com a explicação sobre a forma como se realiza a comunicação no twitter, que se pode estabelecer de forma síncrona e assíncrona. De seguida, foram disponibilizados exemplos da interacção estabelecida entre o Paulo Simões e Tom Barrett, dois dias antes, sobre o texto que escreveu. Foi explicada a simbologia associada ao Twitter e também aqui foram importantes as contribuições de quem estava a assistir. A palestra terminou com um exemplo de uma aplicação de gestor do Twitter, no caso o Hootsuite.



Seguiu-se um pequeno debate, em que mais uma vez o orador teve um papel fulcral enquanto dinamizador, assim como as contribuições das personalidades ligadas ao Twitter e ao SL, convidadas para este evento. Esperava, no entanto, que os outros elementos do grupo tivessem participado, nesta fase, de forma mais activa.

A apresentação foi muito dinâmica, associando a ferramentas “Presenter” e “Brainstorm”, aliando a imagem à voz do orador, solicitando a participação dos assistentes e reconhecendo essa participação ao colocar no Brainstorm o resultado dessas participações. Desta forma, foi possível uma interessante troca de conhecimentos e através da colaboração de todos os participantes conseguiu-se uma palestra “viva”.

Passando à actividade propriamente dita – Aula / palestra – mais uma vez o SL apresenta excelentes potencialidades, em que é possível criar um ambiente adequado ao tema da aula; aliar as funcionalidades da voz, com o “local chat” e com a imagem na ferramenta “Presenter”; registar e valorizar as contribuições dos alunos através da ferramenta “Brainstorm” e proporcionar e dinamizar debates e discussões.

Contudo, não sei se será fácil para um único professor, instrutor dinamizar da mesma forma uma aula/palestra, ou seja, é possível mas ao nível da coordenação e, consequente, desenrolar da aula, são muitas tarefas para realizar ao mesmo tempo, nomeadamente na altura em que se solicitam ideias aos alunos e é necessário colocá-las no “Brainstorm”. Se os alunos forem muito participativos a quantidade de informação pode ser muita, pelo que a colocação no “Brainstorm” pode revelar-se uma tarefa demorada e quebrar o ritmo da aula, fazendo com que os alunos dispersem.

É então importante que o professor / instrutor seja um bom orador, que apresente com clareza as ideias, que motive os alunos através de uma apresentação criativa e dinâmica e que valorize todas as ideias apresentadas pelos alunos.

Por outro lado, penso que é importante que numa actividade deste tipo, que se desenrolou quase exclusivamente através da voz, se disponibilize aos alunos, que por alguma razão não conseguem assistir a toda a aula (como eu!), um resumo da aula, com as ideias principais, com os contributos mais importantes, com os conceitos tratados, …

Parabéns pela apresentação e pela criatividade demonstrada.

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