sexta-feira, 19 de fevereiro de 2010

Tema 4: Actividades, instrumentos e modalidades de avaliação em contexto de formação online

A actividade 4 tem como objectivo proporcionar uma análise, reflexão e discussão sobre as modalidades/estratégias, instrumentos e actividades que têm vindo a emergir na literatura sobre avaliação das aprendizagens em contextos de educação/formação online.

A actividade consistiu na realização e apresentação de um Power Point sobre a abordagem do tema com base no texto escolhido pelo grupo, nomeadamente: HAMMOND, Michael (2005) “A review of recent papers on online discussion in teaching and learning in higher education” Journal of Asynchronous Learning Networks.

O trabalho foi realizado por Rosalina, Teresa Fernandes, Maria de Lurdes e Luís:




---------
Reflexões do colegas ao nosso trabalho:

Boa-noite colegas,

Uma colega referiu que "a disucussão online assíncrona oferece uma série de vantagens, nomeadamente, porque possibilita a troca de ideias e experiências, bem como, favorece a reflexão e permite uma participação com mais qualidade e aprofundamento. Além disso, os Fóruns incentivam à proximidade entre os alunos, contribuindo para aumentar a colaboração. Naturalmente, também tem desvantagens, nomeadamente, porque sendo utilizado como instrumento de avalição pode apresentar uma sobrecarga para o Professor/Formador, pois o acompanhamento das actividades e a reunião dos dados exige algum tempo. O papel do Professor/Moderador é fundamental, pois cabe a ele/a conduzir a discussão assíncrona, encorajar os alunos a participarem e promover a construção de novos conhecimentos."
A Maria de Lurdes, aproveitou para dinamizar a discussão e referiu que a colega evidenciou um aspecto relevante: as vantagens da discussão online síncrona, mas, por outro lado, não deixas de abordar um constrangimento decorrente da sua utilização - a sobrecarga de trabalho para o professor/tutor.
Um outro colega aproveitou para responder a uma questão colocada no nosso trabalho (surtiu o efeito desejado!) "Será a comunicação baseada em texto adequada para muitos tipos de aprendizagem?"; actualmente com toda a evolução que a web tem sofrido e principalmente com a massificação e variedade de ferramentas web2.0, podemos e devemos diversificar as formas de apresentação e comunicação, tornando assim a aprendizagem mais eficaz, veja-se o exemplo do "poder da imagem" ou até mesmo a utilização da voz, que facilitam todo o processo.
Esta intervenção acendeu ainda mais a discussão e permitiu um debate interessante.
Obrigada a todos!

Sem comentários:

Enviar um comentário