Trabalho realizado por Teresa & Lurdes
Parabéns pelo vosso trabalho.
Gostei da chamada de atenção relativamente ao facto de “o simples emprego da tecnologia computacional na educação constitua a fórmula para o sucesso” e que questões “como a avaliação continuam a colocar-se de forma cada vez mais pertinente e a velocidade na exigência de respostas os problemas colocados acompanha o progresso”. Apresentam aqui uma das razões da importância de discutir porquê avaliar, quando avaliar, como avaliar. Estas questões, se já eram importantes no ensino tradicional ganham outras proporções quanto o processo ensino aprendizagem se realiza em ambiente online.
Em ambientes online, as interacções entre os alunos, entre professor – aluno e entre aluno – conteúdo realizam-se através das novas Tecnologias de Informação e Comunicação, através de, como referem, “Várias ferramentas podem se utilizadas para dinamizar a interactividade, capacidade de negociação, de debater e dialogar: fóruns, salas de chat, mensagens instantâneas, blogs, agregadores, listas de discussão, envolvendo desta forma os aprendentes na construção do seu saber.” Apresentam ainda o portefólio como “um sistema de avaliação integrado no processo de ensino aprendizagem online”, que permite acompanhar o processo de aprendizagem.
Uma outra passagem do vosso trabalho que me chamo à atenção foi: “através da argumentação escrita o aluno partilha de forma transparente a sua opinião, os seus argumentos, as suas reflexões e, ao torná-los públicos, junto do professor e dos seus pares, reforça o cuidado na revisão, na correcção, no carácter lógico dos argumentos e mesmo na estética do seu texto”, ou seja, muitas vezes o aluno é professor porque ao partilhar os seus conhecimentos, permite a reflexão, a procura, a pesquisa, …
Por todas estas razões, é indispensável que a avaliação seja contínua, transparente, resultante da contribuição de todos (sublinho aqui a importância do feedback)
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário